-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 745 m²
- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. A remodelação dos jardins Malaga, localizados no interior da quadra delimitada pelas ruas Nicaragua, Berlin, Numancia e pela Avenida Josep Tarradelas, em Barcelona, permitiu a construção de uma creche em uma pequena porção de terra.
A reduzida área do terreno impediu que o programa fosse desenvolvido em apenas um pavimento, como era o desejado de início. Decidiu-se organizá-lo em dois pavimentos, o que permitiu que todas as salas de aula se voltassem a sul. A necessidade de um playground e varandas em ambos os níveis foi solucionada através de um recuo estrutural. O acesso às salas de aula se dá, em ambos os níveis, através de um amplo corredor iluminado por um pátio que se prolonga até o muro que faz divisa com o edifício vizinho. A entrada, localizada em uma das extremidades do volume, foi protegida através do prolongamento do pavimento superior, criando um balanço sobre o acesso.
O jogo de volumes e geometrias imposto ao edifício pela pequena área do terreno foi suavizado pela escolha dos materiais - concreto para os elementos estruturais das fachadas menos ensolaradas, e metal, tanto opaco quanto perfurado, nas mais ensolaradas. No interior, a percepção monolítica do edifício foi modificada ao se introduzir materiais com melhores qualidades táteis, como madeira ou borracha, sempre com cuidado nas escolhas cromáticas.
A exuberante vegetação do jardim no qual a creche se localiza, e a futura vegetação de seus pátios, logo envolverão este pequeno edifício, confundindo visualmente o interior e o exterior, mas recebendo e protegendo seus pequenos habitantes.